O início de 2022 tem sido marcado por fortes chuvas em todo o Brasil, devido ao fenômeno climático La Niña. A intensidade das tempestades tem danificado, de diferentes formas, milhares de imóveis nas cinco regiões do país. Para proteger as construções é fundamental investir em boas coberturas, entendendo qual é o material mais eficaz e seguro para a sua necessidade.
Uma opção cada vez mais utilizada no mercado são as telhas de policarbonato. Trata-se de um termoplástico derivado de resinas, basicamente constituído por polímeros e partículas de carbono. O material é transparente e versátil, assim como o vidro e o acrílico, contudo, a diferença de performance entre eles é significativa.
As telhas de policarbonato são mais leves, reconhecidas no mercado pela sua alta resistência. São 250 vezes mais resistentes que as telhas de vidro e 30 vezes mais resistentes que as telhas de acrílico. São mais fortes a choques, colisões de alto impacto, umidade, corrosão, mofo e combatem os ataques de agentes químicos.
Nas tempestades, protegem contra as temidas chuvas de granizo, que podem provocar não somente destelhamentos bem como estragos em automóveis. Por isso, o material também é indicado para coberturas em garagens. O policarbonato também conta com proteção UV, atuando contra as radiações solares que podem ser prejudiciais à pintura e aos demais acabamentos dos veículos.
Veja também:
- Chuvas de verão: dicas de expert para proteger a casa de infiltrações, mofos e outros problemas
- Casa ‘flutua’ sobre o mar do Rio de Janeiro com telhado em forma de ondas. Veja fotos!
- Arquitetura sustentável: escola de três andares construída inteiramente de bambu e com telhados de palha
André Minnone, gerente responsável pela Ajover Brasil, empresa que produz o material, afirma que as telhas de policarbonato são utilizadas em larga escala no setor de arquitetura, engenharia e construção civil. Ele explica que as chapas de policarbonato são muito fáceis de instalar e trocar, o que reduz gastos com manutenção.
Veja também:
- Sem tijolo ou bloco: esse material bem mais barato pode realizar seu sonho da casa própria
- Este novo telhado sustentável deixa a casa naturalmente fresca, sem ar condicionado
- Frio no verão? Confira 5 lareiras portáteis para curtir as baixas temperaturas em casa
“Elas têm substituído as telhas de vidro e de acrílico porque proporcionam alta qualidade, resistência e durabilidade. São uma solução moderna e mais econômica tanto para projetos residenciais, quanto para os comerciais”, explica Minnone.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br